Gestão de confiança

Que o mundo está em crise, todos já sabem. O que é menos sabido é que a verdadeira crise não é a financeira, e sim a de confiança. Dois livros publicados recentemente ajudam a entender como a questão da confiança afeta o ambiente de negócios e o trabalho das pessoas. O professor da Fundação Dom Cabral, Marco Tulio Zanini, mostra em Confiança – O Principal Ativo Intangível de uma Empresa (Campus/Elsevier) que, quando há confiança, as expectativas quanto ao comportamento futuro diminuem, e isso faz com que o risco de se relacionar com colegas de trabalho ou parceiros de negócio seja reduzido.
 
Segundo ele, a confiança é um mecanismo social que se relaciona a um conjunto de elementos da gestão, principalmente motivação, satisfação e comprometimento dos empregados. Atuando também como consultor de empresas, Marco Tulio ajuda a desenvolver uma nova ação do RH e uma nova mentalidade das lideranças, que passam a considerar a competência coletiva mais importante do que a individual. E sabem que essa mágica é totalmente dependente da qualidade dos ambientes psicológicos da empresa.
 
O outro livro que trata do tema confiança é do espanhol José María Gasalla, escrito em parceria com a fisioterapeuta e palestrante Leila Navarro. José María é professor da Esade, a importante escola de negócios de Barcelona e Madri, na Espanha. Ele buscou compreender em Confiança, a Chave para o Sucesso Pessoal e Empresarial (Integrare Editora) a lógica da construção de ambientes de confiança, e chegou a um “caminho das pedras” por meio do que José María chama de 10 Cs: competência, clareza, consistência, cumprimento da palavra, comprometimento, coerência, confidencialidade, cumplicidade, consistência e correspondência. Líderes que são capazes de utilizar esses princípios na gestão são os que conseguem inspirar confiança e também demonstrar que confiam em sua equipe.
 
Essa estratégia sutil dá origem a um ambiente de colaboração, que impulsiona resultados por meio do comprometimento, da proatividade e da disposição para a inovação. Gerar confiança faz bem aos negócios.
 
Texto publicado sob licença da revista Você s/a, Editora Abril.
Todos os direitos reservados.


Visite o site da revista: www.vocesa.com.br