O início de uma nova etapa

Gosto de olhar para a vida por meio de seus ciclos. Em 1998 eu estava iniciando uma nova fase em minha vida. Já tinha sido professor, depois médico e então estava voltando ao ensino, só que na chamada educação corporativa. Eu gostava mesmo era de ensinar, e não de ser um clínico.

Só que não se encerra uma carreira na sexta-feira e se começa outra na segunda. Depois de um ano na FAE Business School e outro de visitas e estágios nos Estados Unidos, voltei ao Brasil para iniciar a nova profissão. Tinha experiência como educador, meus saberes de psicologia e meus recém-adquiridos conhecimentos de gestão. Por acreditar nessa mistura e, talvez, por minha cara sincera de “me dê uma chance”, a FIA-USP me abriu as portas por meio da humilde e nobre função de consultor assistente. Quando eu já contava com uns dois anos em meu novo ciclo e a VOCÊ S/A já estava em sua vigésima edição, fui entrevistado por um repórter que queria saber como meus conhecimentos de neurofisiologia ajudavam a lidar com os processos de decisão nas empresas. A reportagem rendeu alguma polêmica, muitas cartas de leitores e um convite para colaborar no site da revista. Com o tempo, passei a escrever para a revista impressa e esta já é minha 51ª coluna Papo Líder. Minha dúzia de anos como consultor tem uma especial ligação com a VOCÊ S/A. E foram 12 anos intensos.

De lá para cá o Brasil ganhou o respeito do mundo, um sociólogo entregou a Presidência a um operário, surgiram novas profissões, o e-mail e o celular se tornaram mais acessíveis, o presidente americano é um negro com nome islâmico, Fidel não morreu, Gisele engravidou, Ronaldo engordou e nossa seleção só ganhou uma Copa. Definitivamente, o mundo que deu à Luz esta revista não é o mesmo que ela está ajudando a construir agora.

E você, caro leitor, tem pensado em seus ciclos de vida e carreira? Acredite, eles estão nas suas mãos. Basta ligar os pontos das oportunidades com os das competências. A propósito, uma daquelas cartas enviadas à revista era de uma jovem e talentosa administradora. Este ano comemoramos nosso décimo aniversário de casamento.

Texto publicado sob licença da revista Você s/a, Editora Abril.
Todos os direitos reservados.                                                                                         
 Visite o site da revista: www.vocesa.com.br