Paixão e Significado

Por definição, vácuo é um vazio absoluto. Indica a ausência de algo e, em geral, se aplica, na física, à ausência de ar. O curioso é que também podemos utilizar esta palavra para indicar outras faltas sentidas, como, por exemplo, a de uma liderança efetiva, mesmo que um chefe esteja presente. Assim como uma pessoa não pode viver no vácuo de ar, uma empresa não suporta por muito tempo o vácuo de liderança — a equipe fi ca tonta e começa a andar em círculos, sem certeza sobre o que fazer e para onde ir. E, se o chefe não é um líder (o que acontece com freqüência), esse vácuo de liderança será preenchido — como se fosse uma lei física — por alguém, quem sabe um personagem subalterno com tendência de liderar. E, se esse líder substituto tiver idéias diferentes, o pânico corporativo estará instalado.
 
Lembro-me de dois chefes que eu tive ainda garoto, no grupo de escoteiros, em tempos diferentes. Um era líder, o outro não. Ninguém questionava o chefe-líder. Ele aceitava opiniões, mas sempre era ele quem decidia, nós o obedecíamos porque o respeitávamos, e dava tudo certo. Já o chefenão- líder esfalfava-se na tentativa de obter obediência, e aquele bando de adolescentes espinhentos só obedecia quando começava a sentir medo de castigo.
 
Se seu chefe inspira mais medo do que respeito, ele não é um chefe- líder. E pode acreditar que será substituído na necessidade que as pessoas têm de serem lideradas por alguém do próprio grupo, ou pelo líder de um grupo vizinho. Liderar é obter comprometimento, o que signifi ca colocar o coração junto com a cabeça e os braços à disposição de determinada missão. Chefes defi nem missões, mas só os líderes as relacionam com valores e, desta forma, pavimentam o caminho do sucesso. Se você está numa posição de comando e, ao olhar ao seu redor, vir rostos pálidos, anêmicos por falta de inspiração, está na hora de uma transfusão de liderança, pois vácuos prolongados aleijam iniciativas e matam por asfixia até os espíritos mais comprometidos.
 
Texto publicado sob licença da revista Você s/a, Editora Abril.
Todos os direitos reservados.


Visite o site da revista: www.vocesa.com.br a