Você é inteligente?

Espera-se que os líderes sejam pessoas inteligentes. Devem defi nir objetivos ambiciosos, mas factíveis. Desenhar estratégias ousadas, porém seguras. É comum que se cobre dos líderes qualidades emocionais capazes de inspirar e mobilizar as pessoas. Está certo, mas o que vai sustentar sua liderança é a inteligência. E, falando em inteligência, o que é mesmo que ela signifi ca? Com a intenção de despertar o interesse e jogar alguma luz no assunto, aqui vão algumas defi nições, de acordo com:
 
a) Os enciclopedistas: inteligência é “destreza mental, agudeza, perspicácia”. Trata-se de uma defi nição que não dá muita margem ao entendimento.
 
b) Os pedagogos: inteligência é “a capacidade de converter fenômenos abstratos”. Apesar de enigmática, esta é uma maneira bem mais interessante de lidar com a questão. Trabalhar com fenômenos abstratos signifi ca uma qualidade humana de criar e interpretar fatos ainda não materializados e transformá-los em coisas concretas.
 
c) Os psicólogos: inteligência é a “capacidade de percepção, compreensão, aprendizado e adaptação”. O mais importante é a capacidade de “adaptação”, pois isso é cada vez mais exigido. Adaptar-se signifi ca conviver harmonicamente com o meio em que você está inserido e modifi – cá-lo para melhor.
 
d) Os administradores: inteligência é a “capacidade de utilizar as faculdades mentais em seu benefício”, o que signifi ca que alguém que tenha um QI elevado só será considerado inteligente de verdade se estiver utilizando essa qualidade para benefi ciar a si ou quem o rodeia. É claro que é uma visão um pouco assustadora, mas alerta para a responsabilidade de cada um, especialmente dos líderes.
 
e) Os poetas: inteligência “é ser feliz”. A poesia encerra este texto — e este ano — com o mais curto dos conceitos, aquele que mais interessa ao ser humano. Se você lidera com a intenção de criar felicidade para o maior número de pessoas, está de fato exercendo uma liderança inteligente. O resto é detalhe!
 
Texto publicado sob licença da revista Você s/a, Editora Abril.
Todos os direitos reservados.

Visite o site da revista: www.vocesa.com.br